segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Mais um burriquete... duas pescarias, dois peixes!

Eu, com o burriquete que pesou 6,5 kg... mas brigou como um gigante! Foto: Marcio Fagundes

A menos de uma semana atrás estive com os amigos em um dos naufrágios... pescamos e nos divertimos com as histórias geradas pelo clima de pesca. Em três dias de pesca, um deles eu não estava, pescamos cinco peixes. No dia 02 de fevereiro, dia de Iemanjá, capturei meu burriquete de 8,5kg da postagem anterior. Depois disto, passei os dias seguinte pensando em quando poderia retornar... e com uma semana cheia de trabalho pós feriado de carnaval, percebi que a opção era dar uma escapada durante o feriado ou na outra semana... semana do dia 15. Contudo, a previsão deste final de semana não era nada boa... mar picado, agitado, vento que mudou de lá pra cá e não deu o tempo para o mar voltar pra caixa. Disse Marcio pra mim que a condição não era boa... "só pesca com este mar quem esta com a febre pesqueira."
Bom, chance que existe é aquela que a linha vai pra água. almoçamos um burriquete assado com pirão, produção de cozinha do Marcio para a família... e fui de furão. Coisa boa...
As 16 horas chegamos ao destino... olhamos o mar de cima da duna. Nos olhamos com aquela certeza de que estava "*@#%$" pra caracoles. Tá ruim? Bem, morde a faca... fecha os olhos e tranca a respiração quando vier a onda. Caniços bem iscados... do Marcio com Siri e outro anzol com caramujo... e meu com bucha de marisco com caramujo. Marcio entrou, achou o naufrágio, escolheu e entregou pra sorte. Estava pescando... agora, minha vez. No conselho que me deu antes de entrar estava: "cuidado com a espuma da onda, é uma onda bem forte!"
E fui... quando estava entrando experimentei o gosto salgado da arrebentação... Marcio estava certo, a espuma era muito forte. Joelhinhos na hora certa... quando a série deu uma brecha, mordi a faca e os pés de pato bati com toda força que pude. Quando reiniciou a série subi na crista da primeira onda e marquei a vitória contra a arrebentação. Busquei a marcação dos ferros... escolhi, escolhi e larguei a isca no lugar que não era o fundo, mas que poderia ser favorável a captura. Marcio e eu, ficamos observando o mar e criando expectativas sobre a pesca. O sol cortava o horizonte de dunas e nada... nada de peixe. O sol se pôs... e ficava apenas a luz do entardecer. Disse ao Marcio: "Vamos embora... arranquemos as linhas!"... e ele disse: "Espera, o peixe vai bater com o cair da noite!" E cinco minutos depois o caniço pegou pressão e deu uma mandada firme dobrando o parede 8. Segurei o caniço e era firme... pesado! Comentei que não parecia peixe pequeno... o peixe mandava, cabeceava e aos poucos corria para a beira. O peixe estava quase na altura da cintura e já mostrava a dorsal e a cauda na superfície. Marcio entrou e pegou o burrico... e me surpreendi com o tamanho quando ele veio com o peixe nos braços. Era um burriquete pequeno... dos menores que andam saindo nesta temporada. O pequeno tinha uma força muito grande... surpresas pesqueiras. Nada é o que parece... mas peixe na areia é alegria de conquista para um pescador de final de semana que coloca peixe na mesa da família. Peixe limpo na hora e refrigerado é garantia de boa alimentação. Histórias são contadas assim... em detalhes, em especial por alguém que fugiu e voltou de casa no mesmo dia, saiu de casa as 10 da manhã e voltou tarde da noite com o peixe que havia prometido em casa. Agradecimentos ao Marcio... por mais lembranças e parcerias. Irmandade é algo que construímos em atividades nobres como a pescaria.